Ano 12 Nº 101/2024 Alunos exploram novas perspectivas da escola com a oficina “Tentativas de habitar Bagé” ministrada por Wagner Previtali

Por Franco Etcheverry e Willians Barbosa

Nos dias 18 e 22 de novembro, a E.M.E.F. Professor Peri Coronel recebeu a oficina “Tentativas de habitar Bagé – Oficina de vídeo arte”, ministrada pelo artista e produtor cultural Wagner Previtali. A atividade reuniu os alunos do nono ano para uma imersão no universo da videoarte, através de experiências teóricas e práticas.

No primeiro dia, os participantes foram apresentados à história e conceitos de videoarte, conhecendo suas características, possibilidades criativas e artistas contemporâneos. Já no segundo dia, cada aluno trouxe um objeto pessoal, que se tornou o foco da produção de suas criações audiovisuais. A atividade permitiu que eles explorassem equipamentos e técnicas de produção audiovisual, utilizando a escola como cenário para suas narrativas e registrando o seu olhar sobre o ambiente escolar.

Durante a roda de conversa que encerrou a oficina, os alunos compartilharam suas impressões e revelaram como a experiência transformou suas percepções sobre o ambiente escolar. Muitos demonstraram interesse em continuar experimentando com videoarte, sugerindo até mesmo a ideia de registrar os momentos do último ano do ensino fundamental por meio dessa linguagem. “Comecei a ver a escola de um outro jeito”, disse um dos alunos participantes.

Essa oficina destacou o poder da arte de reimaginar espaços, trazendo aos jovens uma oportunidade de se conectar de forma criativa com sua história e com o lugar onde estudam. Ela compõe uma bateria de oficinas realizadas pelo Laboratório de Leitura e Produção Textual (LAB), projeto de extensão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio do Edital Profext/2024. As demais atividades incluíram a temática ‘’Cinema e Memória: narrativas, olhares e práticas audiovisuais’’, com Adriana Gonçalves Ferreira, e “Oficina de Vídeo-poema”, com Giana Guterres.

Franco Etcheverry
Me chamo Franco Etcheverry, sou músico, produtor de conteúdo e acadêmico de Letras //- Línguas Adicionais. Vivo entre a arte, a tecnologia e a natureza, num mundo de  realismo fantástico onde tudo é uma coisa só. Faço arte porque não sei como não fazer, talvez assim tenha chegado até quem me ouve e quem me lê. Queria trabalhar com internet desde o tempo em que ela era discada! Atualmente trabalho como streamer e atuo como bolsista no Junipampa (Edital Profext/2024).

Willians Barbosa é jornalista formado pelo Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), especialista em Artes pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), com MBA em Jornalismo Digital. Atualmente, cursa Letras pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junipampa