Ano 12 Nº 092/2024 – Do início ao fim, produzir um filme

Por Felipe Cremonini, Giana Guterres e Wagner Previtali

O processo de fazer um filme pode ser dividido em três etapas: pré-produção, quando se busca deixar tudo pronto para gravar; produção, quando se grava o filme em si; e pós-produção, onde o material gravado é editado, montado e tratado, até sua exibição. Além disso, podemos adicionar uma quarta etapa, a distribuição, na qual se busca os espaços exibidores. Acompanhar isso tudo é trabalho da equipe de Produção, muitas vezes compartilhada entre funções de Direção de Produção, Produção Executiva e Produção.

Nesse texto, que conclui o dossiê, vamos falar um pouco da produção de Da Janela do Teu Quarto. Existe, no campo de trabalho em artes, uma noção de que o “pessoal da produção” é aquele da resolução de problemas, figura em que se acumula tarefas burocráticas e de contato com terceiros e que, muitas vezes, não existe dinheiro suficiente para pagar. O que faz com que, em muitos casos, as tarefas de produção se diluam entre os membros do grupo. A produção do curta-metragem foi dirigida por Felipe Cremonini e Wagner Previtali, que também são respectivamente ator e diretor do filme, o que implicou na necessidade de dividir responsabilidades com a equipe para que o filme fluísse bem. Entre essas, as questões do chamado “corre” da produção, o levar e buscar das coisas que fazem um filme, sendo dividido entre nós dois, a equipe de assistência e de arte (Adriana Gonçalves, Alice Corrêa e Ronney Corrêa), e Giana Guterres, Produção de Set e Apoio.

No cinema, em específico, o trabalho da produção costuma ser o grande gerenciador do projeto, responsável por conciliar que todas as engrenagens funcionem para que a cena seja rodada. A equipe se dividia na coordenação do tempo durante o set, a duração de cada cena e a ordem de gravação. Além disso, Giana atuou como Produtora de Apoio, responsável por conseguir parcerias de empresas, garantindo a alimentação nas diárias. Alimentação, tempo, infraestrutura, todos esses são cuidados que a equipe de produção de um filme precisa ter.

A seguir, ressaltamos a experiência de cada membro da equipe de produção.

Para Felipe:

“Como mencionei em outras partes deste projeto, minha trajetória começou no teatro. Minha formação e prática inicial foram nas artes cênicas, e minha entrada no audiovisual, apesar de não ser mais tão recente (meu primeiro trabalho foi em 2016!), ainda me faz sentir um outsider em alguns momentos. Mas essa sensação é algo que tento superar constantemente, buscando encontrar meu espaço e desenvolver minha voz. No cinema, iniciei como preparador de elenco e ator, mas sempre me vi como um “metido” a produtor (no melhor sentido possível), pois acredito profundamente que o trabalho artístico se constrói em coletivo, com cada um colaborando em seu papel. E na produção cinematográfica, talvez mais do que em qualquer outra função, é em que se tem a visão completa de tudo que está acontecendo.

Em Da Janela do Teu Quarto, além de atuar como roteirista, ator e preparador de elenco, assumi a função de um dos produtores. Diferente do que aprendi no teatro, onde o produtor costuma ser a figura mais “fora de cena” e, por vezes, menos envolvida no processo criativo, percebi que, no cinema, o produtor desempenha um papel essencialmente artístico. Esse “acúmulo de funções” no projeto foi extremamente vantajoso. Como a produção envolve inúmeras responsabilidades — desde logística de transporte, alimentação, até o tempo de gravação — vou focar em uma tarefa que foi particularmente decisiva para mim: a organização da ordem de gravação das cenas.

Nessa tarefa, pude colocar todos os meus papéis para colaborar: o ator considerava como a ordem das cenas ajudaria no desenvolvimento dramático; o preparador de elenco pensava na energia dos atores; o roteirista, em pânico com a filmagem fora de sequência, tentava preservar a essência das páginas. Mas, no fim, foi o Felipe Produtor que tomou a frente. Foi ele quem definiu o tempo de cada cena, quem soube decidir onde investir mais ou menos tempo, independentemente da complexidade de atuação, considerando os equipamentos necessários e otimizando o processo de filmagem.

Pode parecer simples, mas planejar a ordem correta das cenas é, muitas vezes, crucial para o sucesso de um filme. Nesse momento, percebi que estava integralmente envolvido naquela obra — e que o trabalho de produção tem, sim, um valor artístico indispensável para a realização do filme.”

Para Giana: 

“Embora já tenha tido muitas experiências profissionais na área de produção cultural no Paraná e Rio Grande do Sul, esse foi meu primeiro contato direto com audiovisual, o que eu sempre tive curiosidade e interesse. Foi uma oportunidade incrível trabalhar na produção de apoios antes das filmagens e pensar na importância que depois cada detalhe vai ter no set de filmagem, onde também pude auxiliar. Foi indescritível acompanhar cada cena sendo palpável ali na nossa frente, para depois assistir na tela. Um filme de verdade. Tenho muito orgulho de olhar para o filme e dizer “eu trabalhei na produção desse curta!”.

Para mim, também foi muito boa a experiência do trabalho em equipe. Acredito que esteja entre as minhas três melhores experiências profissionais trabalhando com grupos. O clima no set era de muito compromisso com cada um em sua função, mas, imensamente generoso em afeto e trocas significativas que refletem em tudo o que vocês vão ver em cada segundo do filme Da Janela do Teu Quarto.

É importante dizer, ainda, que realizar um projeto pela Lei Paulo Gustavo é algo que precisa ser destacado. Esta lei é fruto da luta da classe cultural junto a parlamentares, reunindo escutas e demandas de fazedores de cultura de todo o Brasil depois da Lei Emergencial Aldir Blanc. Foram destinados 3,8 bilhões de reais do Ministério da Cultura para todos os estados e municípios, fazendo com que a cultura seja realmente democrática e descentralizada. Neste projeto, podemos destacar que todos os integrantes são da região do interior do Rio Grande do Sul, sendo a maioria de Bagé. A Indústria Criativa gera hoje no Brasil 7,5 milhões de vagas, empregando mais que a indústria automobilística. A Fundação Getúlio Vargas aponta em uma pesquisa recente que a cada 1 real investido com a LPG, R$ 6,51 voltaram para a sociedade através da geração de renda aos trabalhadores da cultura e do pagamento de fornecedores para os insumos necessários à realização dos projetos. Viva as leis de incentivo à cultura que nos proporcionam criar projetos como o filme Da Janela do Teu Quarto!”

Para Wagner: 

“Além da Direção de Produção, fui o responsável pela Produção Executiva, no caso, gerenciando todos os recursos do projeto, fazendo caber no que tínhamos de equipe e necessidades, para ser possível remunerar e garantir bem-estar durante as diárias de gravação. Além do gerenciamento, extremamente importante para o processo inteiro, ainda mais lidando com recursos públicos, gostaria de enfatizar o fator criativo no processo de produção. Reforço que em algum tipo de cinema, e nesse tipo de cinema que realizamos, a produção vai trabalhar em conjunto com as outras áreas de modo a ser possível encontrar o meio termo para que o filme aconteça. A produção, por ser também responsável por conseguir as locações de um filme, influencia diretamente nas imagens e sons que serão registrados, mesmo que posteriormente cada equipe trabalhe a partir disso no som, foto, arte, etc. 

Somado a isso, algo que pessoalmente me anima em todo novo projeto cultural, é a formação da equipe, sendo também trabalho da produção fazer esses contatos. Montar uma equipe envolve muitos fatores, além de reconhecer as habilidades de cada pessoa, qual função cada pessoa vai executar, seja por histórico de atuação, seja por alguma curiosidade para ter sua primeira vez, é na capacidade de diálogo e comunhão dessas muitas trajetórias que o filme vai nascer. Em Da Janela tivemos a soma de pessoas iniciantes e experientes na prática cinematográfica. Assim, antes de encerrar, só quero lembrar uma piada que sempre faço quando começo um projeto novo. Faço a alegoria que todo projeto cultural é uma missão, como o Nick Fury, personagem dos quadrinhos Marvel, montando a equipe dos Vingadores, sabendo ver a soma de cada habilidade. Em uma produção cultural, um mais um não é dois, mas possibilidades infinitas. Esse projeto surgiu assim, de uma equipe, de um esforço coletivo.”

No momento, Da Janela do Teu Quarto está em processo de distribuição, sendo enviado para festivais nacionais e internacionais, e esperamos que logo ele encontre sua janela de exibição. Obrigado por nos acompanhar nessa jornada!

Da Janela do Teu Quarto, uma apresentação

Felipe Cremonini – Ator, professor e pesquisador. Graduado em Teatro pela UFPel e Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS. Trabalha na relação entre corpo do ator e tecnologias da imagem. Possui sua trajetória reconhecida com o Prêmio Trajetórias Culturais – Mestra Sirley Amaro (2021) e pela Câmara de Vereadores de Sant’ana do Livramento (2023).

Giana Guterres é jornalista e produtora cultural, mestre em Comunicação pela UFPR. Atualmente é professora de escrita e produção cultural. Como produtora, teve experiência pelos principais eventos do Paraná:Festival de Teatro de Curitiba, Olhar de Cinema, Festival de Inverno da UFPR; e na Escola de Artes Digitais Revolution, atuando na organização do Topia Art Experience.

Wagner Previtali – Artista, diretor e produtor cultural. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas e bacharel em Cinema e Audiovisual pela mesma instituição. Desde 2017 atua como Artista Visual, Fotógrafo e Realizador Audiovisual, dedicando-se à diversidade na arte e cultura na cidade de Bagé.

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