Ano 11 Nº 020/2023 – Aos Calouros de Letras

Bem-vindos aos próximos anos de suas vidas, a caminhada até aqui e a escolha do que cursar não deve ter sido fácil, mas vocês conseguiram, então parabéns! Eu estou no último semestre do curso, então trago algumas dicas que eu gostaria de ter escutado desde o início, então preste bem atenção.

O primeiro semestre sempre vai ser o mais fácil, porque tudo que vocês estão vendo é novo e interessante. Para o pessoal que está saindo do ensino médio não pense que é igual a escola porque não é, e para o pessoal que deu uma pausa nos estudos e está seguindo agora, vocês vão ter que entrar um pouco no ritmo, mas calma que cada um tem o seu tempo e os professores e colegas ajudam muito nesse percurso. É muito importante que vocês prestem atenção no e-mail institucional, pois nele temos avisos sobre nossas aulas, eventos, bolsas disponíveis, entre outros assuntos.

Aqueles que só estudam ou que trabalham em apenas um turno, saibam que temos programas e projetos dentro do curso, como: PIBID, Residência pedagógica, PET-Letras, NEABI, NULI, NEI, entre outros. A maioria desses programas oferecem bolsas, e é muito importante para o seu desenvolvimento acadêmico, então informe-se com os colegas, com a coordenadora do curso ou aqueles que já fazem parte do projeto de interesse. Para quem trabalha em turno integral, algumas atividades extracurriculares são bem flexíveis e tem reuniões remotas, além disso temos projetos de pesquisa, ensino e extensão que podem agregar muito para sua formação, fale com outros estudantes do curso ou pergunte aos professores sobre os projetos.

Se precisar de ajuda, temos as integrantes do Diretório Acadêmico de Letras (DALE) que estão sempre dispostas a ajudar nos plantões das terças e sextas-feiras. Também é importante saberem que, se tiverem dúvidas, os professores podem explicar melhor em um outro horário, então marquem horários com eles ou mesmo os procurem em seus gabinetes no 2° andar do bloco 3, assim vocês podem compreender o conteúdo melhor.

Minha dica principal é que vocês estudem, principalmente naqueles componentes de maior dificuldade, leiam sempre os textos e obras indicados pelos professores, temos na nossa biblioteca um grande acervo, então procurem os livros desejados no site da biblioteca. E não deixem para contabilizar as horas complementares (ACGS) ao final do curso, sem essas horas vocês não se formam.Outro ponto importante: é normal “surtar” em algum momento do curso, seja por estar muito sobrecarregado ou por achar que não entende nada, então respire, tenha calma. Se achar que não está se sentindo bem psicologicamente, saibam que temos psicólogos no campus que podem ajudá-los a desabafar e perceber o que não conseguimos sozinhos.

E para levar as coisas um pouco na brincadeira, aproveitem os momentos passados na faculdade, façam amigos, ria um pouco das dores e prazeres de ser estudante, veja memes e aproveite o máximo que puder, porque passa muito rápido.

Ana Gabriely dos Santos Dias é discente do curso de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pampa (Campus Bagé – RS), atualmente é integrante do Programa de Educação Tutorial (PET -Letras). Seus interesses são em análise do discurso e Literatura.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junipampa