Ano 08 nº 107/2020 – TBT Estudantes visitam o curso de jornalismo da Unipampa Campus São Borja

#TBT  

Este #TBT mostra a equipe do Junipampa.info no ano de 2013, em uma visita ao curso de Jornalismo da Unipampa, no Campus São Borja. Um momento nostálgico, porque fomos muito bem recebidas e recebidos pelo professor Marcos Bonito e seus orientandos e orientandas, em um período em que pouco entendíamos sobre webjornalismo. O Junipampa não tinha nem um ano ainda! Nostálgico, porque a equipe do LAB dessa época está toda formada já! Assim, este #TBT rememora o primeiro ano da equipe e anuncia que em agosto vamos celebrar os 8 anos de Junipampa com uma programação especial! Acreditamos muito na construção colaborativa e na memória; o que somos hoje também é um pouco do que cada um dos mais de 200 colaboradores e colaboradoras deixaram marcado no Junipampa, um projeto que constrói identidades com quem o faz e o lê. Conheça um pedacinho da nossa história!

Estudantes  visitam o curso de jornalismo da Unipampa Campus São Borja

publiFoto: Tâmela Grafolin

No dia 12 de abril de 2013, a equipe do Laboratório de Leitura e Produção Textual – LAB, projeto de extensão vinculado ao Observatório de Aprendizagem da Unipampa, campus Bagé, fez uma visita a São Borja para participar de uma oficina sobre Narrativas Jornalísticas com o professor Marco Bonito, do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Unipampa campus São Borja, acompanhado de seus bolsistas.

A visita começou pela exploração de alguns pontos turísticos da cidade, como por exemplo, a passagem pelos museus Getúlio Vargas e João Goulart, o porto de São Borja e a Praça da Lagoa. No segundo dia de estadia na cidade, a equipe do LAB foi conhecer o campus da Unipampa São Borja, onde aconteceu a oficina. Ali os integrantes do LAB conheceram os estúdios de rádio, televisão, fotografia, salas de aula e laboratórios de informática utilizados pelas turmas de Comunicação.

publi 2Foto: Marilaine Castilhos

publi 3

Foto: Marilaine Castilhos

A oficina aconteceu nos turnos da manhã e tarde, com a carga horária de seis horas, na qual foram discutidos e problematizados o papel  e a forma como era feito o jornalismo no século XX e como  vem sendo feito no século XXI. Além disso, foram debatidas questões sobre cibercultura, a prática do web jornalismo, conceitos e linguagem jornalística, o papel social e a função ética que é atribuída ao profissional da comunicação social, multimodalidade, multimídia, dentre outras.

publi 4Foto: Giovani Andreoli

Ao final houve uma explanação dos bolsistas do curso de Jornalismo. Foram tratadas questões como a transmídia e a pirâmide invertida apresentados pelos alunos Fábio Giacomelli e Brunno Porto e os tipos de links e seus direcionamentos, abordado pelos alunos Helen Dornelles e Jeferson Balbueno.

A oficina proporcionou uma troca de saberes entre os discentes e os orientadores, pois apesar de serem de graduações diferentes, o trabalho da equipe do LAB volta-se para o olhar dos gêneros textuais sobre a esfera jornalística. Tendo em vista isso, fora criado pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Letras um jornal laboratório, o Jornal Universitário do Pampa – JUNIPAMPA. A partir da criação do jornal, os alunos sentiram a necessidade de estudar teóricos, realizar discussões, criar grupos de pesquisa que os embasassem e os auxiliassem a mergulhar no desenvolvimento desse trabalho com a segurança de um respaldo teórico.

publi 5Foto: Marilaine Castilhos

A fim de entender melhor as experiências que foram compartilhadas durante aquela tarde na oficina, o Junipampa conversou com dois alunos*,  Greice Kelly Jorge, acadêmica do campus Bagé e Jeferson Balbueno, acadêmico do campus São Borja. Abaixo trazemos depoimentos dos dois acadêmicos com relação a essa troca de experiências:

Greice Kelly, da equipe do Junipampa, afirma que“A viagem a São Borja nos dias 12 e 13, me proporcionou muitas experiências, novos aprendizados, novas ideias e uma nova visão de ver o jornalismo web. O pessoal do curso de jornalismo, se mostrou muito atencioso, prestativo e simpático. Mesmo sendo muito leiga nessa área, pude ter melhor entendimento da profissão jornalística.  A oficina ministrada pelo professor Marco Bonito fez com que eu compreendesse e que se esclarecesse vários questionamentos que tinha sobre vários assuntos dentro do jornalismo, percebo que agora estou mais confiante e mais segura em relação a escrita das matérias para o JUNIPAMPA e que por mais que tenhamos que “ajeitar” algumas coisas ainda, em nosso jornal, estamos no caminho certo e posso dizer que tenho muito orgulho de poder fazer parte da equipe do JUNIPAMPA”.

O aluno Jeferson nos conta que: “Bom, para mim foi uma experiência nova. Foi a primeira vez que conversei pessoalmente com estudantes de outro campus. Inclusive, imaginava que quem estava em Bagé tivesse à disposição uma estrutura melhor, por causa da proximidade com a reitoria. Mas, pelo visto, estava enganado. Fiquei impressionado como os estudos do LAB, em como estavam indo num caminho correto, mesmo sem um pesquisador da área de jornalismo por lá. Isso mostra o quanto o pessoal estava engajado no trabalho. Creio que tenhamos “atalhado” o caminho que o grupo iria percorrer. Acredito que encontros como esse devam acontecer com maior frequência e com estudantes de outros campi, se necessário.

*Já concluintes da graduação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junipampa