A GUERRA CONTRA O CORONAVÍRUS

image1Fonte: https://www.time24.news/t24/2020/04/justice-orders-bolsonaro-to-deliver-his-coronavirus-tests-2.html

Por: Stefani R. Eggers

 

      No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). A doença teve origem na cidade de Wuhan, na China, e vem atingindo inúmeros países ao redor do globo, travando uma guerra. Para conter a disseminação, governos vêm tomando diversas medidas, entre elas a quarentena. O momento de união, no entanto, está provocando diferentes reações tanto por parte da população, quanto pelos chefes de Estado, fazendo um cenário já instável, tornar-se ainda mais catastrófico. Revela-se assim a falta de responsabilidade e preparo dos governantes diante de situações desafiadoras.

       Em primeira análise, é fato que lidar com uma pandemia exige esforços, consciência, força de vontade e principalmente empatia. A partir do momento em que não colocamos esses elementos em prática, estamos arriscando nossas vidas, bem como as demais. Conforme o Ministério da Saúde, o básico a se adotar é a prevenção individual: ações como lavar as mãos frequentemente, utilizar álcool gel, evitar aglomerações, isolar-se (caso haja possibilidade), entre outros. Todavia, apesar da colaboração de grande parte da sociedade, persistentemente indivíduos seguem sem precaver-se e defendendo a finalização do isolamento: no estado do Paraná, munícipes, em carreata, protestaram a favor da volta imediata do funcionamento do comércio, comprometendo a saúde e o bem-estar dos cidadãos em um ato de extremo desatino.

       Consequentemente, as divergentes posições por parte dos representantes do governo geram uma instabilidade, ademais de expor a humanidade a perigos. A Itália, atual epicentro do Covid-19, em primeiro momento, numa atitude de imprudência, optou por priorizar a economia. Foi somente quando a situação entrou em colapso e uma série de mortes foi desencadeada, que o então ministro Giuseppe Conte tentou reverter a situação. Levando a nação como exemplo, demais países impuseram normas restritivas. Não obstante, embora o Brasil também tenha tomado providências, o presidente, Jair Bolsonaro, vem declarando-se com palavras e atitudes contraditórias, desrespeitando as orientações dos profissionais da saúde. Como referência aos brasileiros, Bolsonaro, que jamais deveria demonstrar-se negligente, arrisca seu próprio povo.

         Em um episódio que ficará marcado para sempre na história, a raça humana carece de caminhar para um só caminho: o fim do Covid-19. Portanto, é de suma importância que o Estado juntamente à população adote medidas de prevenção, bem como apoie a área da saúde e dê suporte às famílias necessitadas, através de campanhas de conscientização, pelo isolamento, pela utilização de verbas governamentais para o tratamento e descoberta de casos da doença respiratória – o novo coronavírus – e também para auxiliar os cidadãos, de forma que não passem fome. Somente assim, com essas intervenções, poderemos vencer esta batalha, e nos unirmos novamente de forma literal em tempos sem mais guerra e pandemia.

 

Stefani Raiane Eggers, de 16 anos, é aluna do terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Médio Westfália. Interessa-se pelas artes, em especial pela música, ainda possuindo grande paixão pela matemática e por gatos. No seu tempo livre gosta de aproveitar um bom chimarrão, ler, assistir filmes e séries e claro, ouvir música.

 

Comentários
  1. Marcia

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junipampa