WhatsApp Image 2018-12-17 at 10.13.42

Entendemos o Jornal Universitário do Pampa (Junipampa) enquanto espaço plural de escrita, diálogo e publicação. A existência de tal espaço exige, assim, que enquanto projeto apresentemos os princípios pelos quais nossa equipe construiu, mantém e continuará nosso trabalho.

O Junipampa, enquanto proposta de diálogo e apreciação da diversidade de escritores e leitores dentro e fora do espaço acadêmico, enfatiza sua abertura a todos os tipos e gêneros de texto: artigos de opinião, poemas, resenhas, contos, crônicas, quadrinhos, redações, projetos fotográficos, etc. Seu texto escrito deve trazer anexado uma imagem, com fonte identificada. Imagens de sua autoria são bem-vindas!

Nossas bases nos caracterizam como projeto em que as práticas de escrita e leitura são exercício criativo e também práticas de cidadania. Mais do que isso, nos vemos assim como um espaço inerentemente cidadão no qual as produções têm todo valor de publicação desde que não desvalorizem e/ou vão contra princípios básicos dos direitos de todo e qualquer ser humano. Desta forma, os textos aqui publicados não deverão de forma alguma conter incitação à violência, discursos de intolerância étnica, religiosa, sexual ou de gênero.

Finalmente, reafirmamos nosso compromisso pela valorização da escrita e da leitura, de uma visão crítica do mundo em que vivemos e da apreciação da escrita como forma de refletir o mundo e de, senão torná-lo um lugar melhor, começar por construir nele espaços mais saudáveis.