Sobre o Observatório Nacional:

Observatório Nacional (ON) foi criado por Dom Pedro I, em 1827, e está localizado na cidade do Rio de Janeiro. Quando foi criado, sua missão era calibrar os cronômetros da Marinha e determinar a hora certa. Hoje, o ON oferece, com certa regularidade, cursos sobre Astronomia, na modalidade à distância e totalmente gratuitos.

Se você está interessado em saber mais sobre Cosmologia, ainda dá tempo de se inscrever, mas corra. Acesse o site http://www.astroaprendizagem.on.br/daed/.

Quer saber mais sobre a história do ON?  Assista a este vídeo.

Observatório nacional.

Observatório nacional.

Mas afinal, o que faz um astrônomo?

Um astrônomo desenvolve pesquisas sobre o nosso Universo. Estas pesquisas podem ser feitas das mais distintas formas. A mais tradicional é do pesquisador observacional. Este astrônomo realiza observações de astros com grandes telescópios. Após as observações, os dados são analisados e confrontados com modelos e teorias. Existe também o astrônomo teórico, que é justamente aquele que desenvolve estes modelos sobre a formação de estrelas, galáxias, Big Bang, etc.

Com o avanço computacional, hoje também temos os pesquisadores que realizam simulações computacionais, tentando compreender as estruturas do Universo. Ainda é possível encontrar muitas outras áreas de trabalho na Astronomia.

Onde trabalha um astrônomo?

Um astrônomo pode encontrar emprego em universidades, institutos de pesquisa ou em observatórios.

Onde estudar Astronomia?

Recentemente começaram a surgir alguns cursos de graduação em Astronomia, mas já existem cursos de Mestrado e Doutorado em Astronomia faz um longo tempo. Tradicionalmente, a Astronomia é estudada dentro dos cursos de Física. Alguns locais de estudo são UFRGSINPE,ON e IAG, dentre outros.

SAC-D Aquarius, satélite argentino que leva instrumento da NASA, foi testado no LIT-INPE em 2010

Curiosidade: Você já percebeu que nem todas as estrelas do céu são brancas? Pois é, se não prestarmos atenção, elas parecem todas brancas. Ao examinarmos melhor, percebemos facilmente estrelas de tom azulado ou avermelhado. Estrelas vermelhas são mais frias que estrelas azuis. Isso mesmo, observando as cores das estrelas, podemos ter uma ideia da sua temperatura. Gostaria de determinar a temperatura de uma estrela? Leia o artigo “Utilizando a câmera fotográfica digital como ferramenta para distinguir as cores das estrelas”.

Você consegue perceber a diferença nas cores das estrelas do Cruzeiro do Sul, na imagem abaixo?

3

 4 Dica para o leitor: Indicação de leitura do livro A Harmonia do Mundo, do Físico Marcelo Gleiser, um dos mais famosos autores brasileiros em difusão e popularização da Astronomia. Atualmente Marcelo Gleiser trabalha no Dartmouth College.

O livro, em formato de romance, conta a empreitada de Johannes Kepler, um dos mais importantes astrônomos da história, na tentativa de compreender o movimento planetário. O livro é muito agradável de ler e traz, de forma empolgante, um pouquinho da história da ciência.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junipampa