Resenha do texto Reflexões sobre as inferências

man-220971_960_720Resenha do texto Reflexões sobre as inferências de Carla Viana Coscarelli

Texto produzido na disciplina Tópicos de Revisão Textual, do curso de Letras – Português.

O texto intitulado Reflexões sobre as inferências da autora Carla Viana Coscarelli encontra-se nos Anais do VI CBLA – Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, foi publicado no ano de 2002 na Faculdade de Letras da UFMG.

        Carla Viana Coscarelli possui doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e pós-doutorado em Educação pela University of Rhode Island. Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, produção de textos, ensino e letramento digital.

Em seu texto, Coscarelli busca falar sobre as inferências: o que são, quais, quando, como e por que são feitas. Segundo ela, a noção de inferência varia de acordo com cada autor, mas há um consenso em relação a algumas coisas. Apresenta ainda algumas classificações de inferências segundo alguns autores.  Destaca que elas são feitas no decorrer da leitura, não havendo um momento específico, nem um modo de serem feitas, nem uma resposta exata para como elas são feitas, apenas hipóteses. Porém há o mesmo entendimento para todos os autores de que elas são feitas com o propósito de preencher as lacunas do texto, isto é, são necessárias para a interpretação do texto como um todo.

A principal proposta do texto, como a própria autora destaca no início, é trazer algumas concepções de inferência e suas controvérsias, porém existe a noção comum de que inferências adicionam uma nova informação ao texto e que elas são fundamentais para o entendimento do texto que não consegue por si só trazer todas as informações contidas nele, pois ele é limitado por alguns fatores que tornam impossível que um texto disponha todas as informações nele próprio, algumas coisas são construídas além do que está explícito nele.

Coscarelli sintetiza todos os conceitos que quer apresentar de uma forma organizada, sem perder o andamento de sua fala e de uma forma objetiva e, por vezes, concisa, conseguindo unir um grande número de informações mesmo em um texto curto, como ela mesma propõe-se a fazer, sendo assim, é um texto muito útil para quem deseja ter uma base do que são inferências e conhecer um pouco sobre esse campo de estudos por meio de vários autores que são citados por Coscarelli e podem ser procurados para um estudo mais aprofundado, por outro lado, o trabalho apresentado não serve para conceituar inferências, apenas apresenta algumas reflexões sobre elas, como o próprio título demonstra, mas é didático e recomendável para iniciantes nesse estudo.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *