Ingresso na Universidade

f

Por Laura Castro Cardona

Meu nome é Laura Castro Cardoso. Vim deixar o meu relato de experiência sobre meu ingresso na Universidade Federal do Pampa, tenho 18 anos e é a minha primeira graduação.  Estou tendo uma ótima visão do curso. Não tinha vontade de fazer o curso de licenciatura, mas foi o que eu consegui. Eu não tinha vontade de cursar licenciatura, porque eu sempre quis fazer Engenharia Civil ou Direito, mas infelizmente minha média não deu. Ainda assim, eu sempre quis seguir refletindo.

Como primeira opção, eu coloquei licenciatura, porque eu pensei e achei que seria mais fácil de ingressar na universidade. Por ser um curso que exige muito de quem está ingressando e eu já tive uma semana de aula, conheci novas pessoas, os professores são excelentes. Eu percebi nos professores da Universidade uma vontade enorme de ensinar, de querer que o aluno aprenda e saia da Unipampa pronto para seguir trabalhando. Depois que os conheci, conversei bastante e percebi como é o curso LCN – licenciatura em ciências da natureza.  Fiquei apaixonada porque eu vi que através deste curso eu vou ter muitas oportunidades de atuar no mercado de trabalho. Não existe só uma maneira de atuar quando você é licenciado,  você pode ser professor do estado e do município, pode ser professor particular e estou amando a ideia de ser professora, estou muito feliz mesmo.

Meu intuito é seguir neste ramo da educação pelo simples motivo de que eu sempre gostei de ajudar a quem precisa. Vou seguir até o fim. Pretendo fazer mestrado e doutorado, neste pouco tempo de aula, dentro da Universidade, me deu uma vontade enorme de fazer pós-graduação. Ouvi os professores conversando e falando como é bom conseguir entrar numa universidade pública, isso é muito bom abriu minha mente para novas oportunidades. Estou pensando ainda, acho bem interessante, se eu não fizer, eu quero fazer uma especialização pra parte da perícia criminal, que eu sempre gostei e sei que tem que ter essa faculdade de licenciatura em ciências da natureza.

Gostaria de comentar que não estou sozinha nesta jornada de Nível Superior, meu irmão está ingressando junto comigo no curso de licenciatura.  Isso é intrigante, pois ele também não tinha a ideia de cursar licenciatura. Ele está cursando pelas mesmas razões que eu e espero, de coração, que ele tenha uma percepção melhor do curso, porque  ele fala que não pensa em seguir a carreira. Seu foco ainda é realizar a faculdade de Engenharia da computação.

Antes de começar as aulas na Universidade Federal do Pampa, eu tive a oportunidade de fazer um curso chamado #aprovados práticas de letramento acadêmico, oferecido pela professora Patrícia Forgiarini Firpo. Em participar do percurso #aprovados  práticas de letramento acadêmico, gostei muito,  aprendi novas maneiras de escrever e trabalhar dentro de uma sala de aula. Com certeza valeu a pena fazer este curso.

O curso pra aluno ingressante foi ótimo porque o ingressante vai entrar na universidade com uma base de como é dentro de uma universidade ele vai ter uma ideia de como vai ser a jornada acadêmica.

O resultado que eu cheguei é que se você ingressante não consegui entrar na universidade que você queria vai e tentar a que você não queria, de repente acontece com você o que aconteceu comigo, de não querer cursar porque é difícil e exigem muito de você, então às vezes é bom você fazer aquilo que você não gosta no meio do caminho você ingressante vai olhar e dizer nossa eu não queria mas agora que eu vi como é eu vou seguir em frente[PFF4] .

[PFF1]Antes iniciar o relato, seria interessante contextualizar para os leitores quem é você, porque estão escrevendo esse texto e qual é a importância de ler este texto.

Lembrem-se de pensar sempre nos leitores.

Explique para seus leitores que está escrevendo sobre sua experiência como aluna ingressante no Ensino Superior para que eles se preparem para a leitura.

[PFF2]Aqui pode retirar porque o leitor já sabe que estás se referindo à LCN

[PFF3] Explicar o que é esse curso, por que se inscreveu no curso e como foi o curso, que foi online, iniciou antes mesmo de iniciar as aulas na universidade…

[PFF4]Releia esse trecho. Acho que ficou um pouco confuso. Tente utilizar sinais de pontuação (ponto final e vírgula) e tente não repetir tanto as palavras. O conteúdo está bom, mas está um pouco difícil de ler.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *