Infinite: projeto multidisciplinar a partir da obra “As vantagens de ser invisível”

O presente dossiê foi produzido por alunes do segundo semestre do curso de graduação em Letras – Línguas Adicionais: Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas, no componente curricular de Multiletramentos sob orientação da professora Dr.ª Clara Dornelles. Ao longo do segundo semestre de 2021, objetivou-se a elaboração de um projeto à luz dos conceitos de multiletramentos, redesign, escrita colaborativa e uso das línguas adicionais nas seguintes propostas curriculares: (1) Retextualização multimodal da obra “As Vantagens de ser invisível”, de Stephen Chbosky (2012), e de sua adaptação para o cinema; (2) Produção de uma fanfic envolvendo as línguas adicionais; (3) Organização de Rodas de Conversa sobre temáticas abordadas no filme e no livro, tais como suicídio, uso de álcool e entorpecentes, saúde mental, sexualidade e bullying; (4) Criação e uso do Instagram para publicação de conteúdo de divulgação das rodas e do projeto; (5) Publicação dos materiais produzidos pelos discentes. 

O conceito de Multiletramentos surgiu a partir de discussões sobre os propósitos da educação formal e as formas de letramento, em 1996 no Colóquio do Grupo de Nova Londres. Rojo (2012) afirma que os multiletramentos são ferramentas que potencializam o processo de aprendizagem de línguas, considerando os avanços tecnológicos e o uso de imagens, vídeos e áudios de acordo com a realidade de alunes na sala de aula. Nessa perspectiva,

o conceito de multiletramentos aponta para dois tipos específicos e importantes de multiplicidade presentes em nossas sociedades, principalmente urbanas, na contemporaneidade: a multiplicidade cultural das populações e a multiplicidade semiótica de constituições dos textos por meio dos quais ela se informa e se comunica (ROJO; MOURA, 2012, p.13).

Com as mudanças no mercado de trabalho desde a Revolução Industrial, percebeu-se a necessidade de formar futuros profissionais mais autônomos e criativos. As práticas de multiletramentos têm como objetivo apresentar ao aprendiz uma prática pedagógica além da educação formal, em que ele não atue apenas como o receptor do conhecimento (NLG, 1996).

Para o presente dossiê apresentado no Jornal Universitário do Pampa (Junipampa), foram feitas releituras a partir do livro e/ou do audiovisual “As vantagens de ser invisível” (2012), com o objetivo de produzir redesigns. Cada grupo inspirou-se a partir de uma perspectiva, desse modo percebe-se, nas produções, uma variedade de temas abordados. Questões identitárias recorrentes em jovens em um mundo de excessivas cobranças, anseios e incertezas que tomaram grandes proporções no contexto pandêmico foram os principais elementos que provocaram a escolha do viés temático. 

As alunas Amanda Hirdes Bica, Luana Dantas Camara e Ingrid Nash Cardozo Saravia produziram um vídeo muito interessante, pensado em como seriam as respostas do amigo de Charlie, protagonista da obra, às cartas que ele escrevia. Ester Rodrigues Baldez e Jolye Silva desenvolveram uma importantíssima cartilha de prevenção ao suicídio. Um poema autoral de Julia Cristina Alves Barbosa, Bruna Machado da Rosa e Vinicios Lima Ferreira foi escrito em um mix de experiências pessoais e sentimento de empatia com o protagonista da obra de “As Vantagens De Ser Invisível”. As alunas Yasmym Alessandra Rodrigues dos Santos, Kassandra Naely Rodrigues dos Santos e Caroline Poschi Vasques utilizaram cenas do filme para produzirem fanarts, adicionaram efeitos e editaram as imagens para que estas representassem os sentimentos mostrados em cena, que complementam com trechos de diálogos apresentados nessas cenas, de forma multilíngue.

O presente dossiê também conta com produções textuais do gênero fanfics: A obra Charlie ‘s Mind, escrita por Ingrid Nash Cardozo Saravia; Depois Da Tempestade de Luana Dantas Camara; Superação por Thiago Rodrigues Flores; Uma Nova Namorada Além De Sam, de Marina Rodrigues Lopes e Maybe Forever, produzida por Amanda Hirdes Bica.

Desejamos a todos uma excelente leitura!

Organizadores do dossiê:

Yasmym Alessandra Rodrigues dos Santos, natural da cidade de Bagé, acadêmica do curso Letras Línguas Adicionais e suas Respectivas Literaturas – Bagé

Julia Cristina Alves Barbosa, 19 anos, natural de São Paulo, Capital. Formada em técnico em logística pela Instituição Centro Paula Souza, ETEC Campus Vila Guilherme. Acadêmica de Letras – Línguas Adicionais, na UNIPAMPA, Campus Bagé.

Bruna Machado da Rosa, 23, professora de Língua Portuguesa pela UNIPAMPA (Jaguarão) tem interesse pelo ensino de línguas mediado pelas tecnologias e nos processos de escrita criativa. Atualmente acadêmica do 2º semestre do curso de Letras Adicionais UNIPAMPA (Bagé).

Vinicios Lima Ferreira, 23 anos, Natural de Bagé, Rio Grande Do Sul, atualmente acadêmico em Letras – Línguas Adicionais, na UNIPAMPA, Campus Bagé.

Ester Rodrigues Baldez, 20 anos, natural de Bagé-RS. Estudante do segundo semestre de Letras Línguas Adicionais na UNIPAMPA-Campus Bagé.

Ingrid Nash Cardozo Saravia, nascida na cidade de Montevidéu, Uruguai, se mudou para Bagé-RS aos dez anos de idade, e atualmente cursa Letras- Línguas Adicionais, na Unipampa Campus Bagé.

Leonardo Parodia

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junipampa