Ogum, o Orixá Guerreiro

ogum

Por Isadora Espinosa

Minha relação com Ogum vem desde que me tornei umbandista, em cada decisão, batalha da vida. Está na intenção e pensamento que coloco ao acender uma vela de Ogum ou o que eu sinto ao ver a planta da espada de Ogum. É uma imensa gratidão ser merecedora e protegida por essa energia. As sete linhas são: Oxalá, Oxum, Oxóssi, Xangô, Ogum, Obaluayê e Iemanjá. Os sete orixás da Umbanda têm seu simbolismo, ou seja, para cada um há um tipo específico de oferenda, cor de vela, um dia da semana dedicado a ele, uma erva, uma cor de miçanga na guia de proteção, um elemento da natureza que representa o Orixá.

Hoje, 23 de abril,  é dia de Ogum, orixá da Umbanda, uma denominação de um Deus que representa alguma parte da natureza. Ogum sincretizado com a igreja católica corresponde a São Jorge. É o orixá das contendas, Deus da guerra. Seu nome, traduzido para o português, significa luta, briga, batalha.  É o orixá, o Deus dos metais e da manutenção da vida. Ogum é a representatividade de toda forma de força e também dos exércitos e quartéis.

A magia de Ogum, aquilo que atrai a sua presença, se faz nos instantes de concussão, como por exemplo, a batida de dois objetos de metal ou ainda no ar, no mar e na terra. Seu fascínio está no disparo, no ferro fundido.  No cotidiano vamos nos deparar com essa força de Ogum que nos move a acordar e ir para faculdade ou para o trabalho, correr atrás das nossas metas e sonhos. Ogum é a luta pela vida e pelos objetivos, é a batalha diária pelo pão de cada dia, é a freada do ônibus, de um automóvel, uma moto ou qualquer meio de transporte. .

Devido ao seu forte sincretismo com São Jorge, as orações ao Orixá Ogum são as mesmas do Santo, entre elas está a mais forte e conhecida:

https://www.youtube.com/watch?v=oMeWR7AsOm4

Saudação a Ogum

A saudação a Ogum é: Ògún ieé! Que possui o significado: Salve a Ogum, cabeça coroada. Também pode ser mencionada como Ogunhê.

Segue algumas músicas que cantores que são filhos de Ogum fizeram para homenageá-lo.

Zeca Pagodinho – Ogum: https://www.youtube.com/watch?time_continue=267&v=4zYF6Jk8B3I

Zeca Pagodinho – Pra São Jorge: https://www.youtube.com/watch?v=QKtXB0b8dTw

Cavaleiro de Aruanda – Ronnie Von: https://www.youtube.com/watch?v=NrJsoxCHYXg

Fonte imagem: https://aguasoxum.wordpress.com/umbanda/orixas/ogum/#jp-carousel-1303

Fonte:

https://www.iquilibrio.com/blog/espiritualidade/umbanda-candomble/tudo-sobre-ogum/

http://mariapadilhadasalmas.no.comunidades.net/historia-de-ogun

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *