O TCC e Eu! A história parece ser longa, e é!

Por Tila de Fátima Moraes da Silveira

Tudo começou um pouco antes, mas na verdade se iniciou mesmo foi no início do ano de 2020, quando chegou o momento de escrever o projeto de pesquisa. Neste período, eu já tinha em mente o tema para a escrita de Trabalho de Conclusão de Curso, que era Escrita Criativa. Essa decisão, obteve-se na disciplina de Prática em Linguagem, quando eu tive o primeiro contato com a denominação escrita criativa, chamando a minha atenção instantaneamente, pois foi um assunto que veio ligeiramente ao encontro da minha maneira de escrever meus textos poéticos e poemas reflexivos sobre o cotidiano e situações corriqueiras que aconteceram comigo ou alguém próximo.

Essas minhas escritas feitas com o coração e inspiradas nas pessoas, na essência de cada acontecimento e história de vida, começaram no ano de 2010, no auge de meus 13 anos de idade, quando havia na escola um concurso de escolha da frase que acompanharia os produtos produzidos pela cooperativa escolar. Eu não tinha conhecimento de minha facilidade com a escrita até então, mas me atrevi a brincar com as palavras, a tal brincadeira que resultou na minha vitória no concurso e, desde então, não parei mais de combinar palavras com sentimentos meus e alheios que minha sensibilidade me proporcionava.

No ano de 2014, publiquei o livro Os Dons da Vida, o qual carrega algumas de minhas inspirações, as que acredito serem importantes demais para ficarem na gaveta, apesar de ter muitas guardadas em cadernos preparados para ganhar o mundo. Ingressei na faculdade de Letras em plenos 19 anos de idade e, retornando à questão principal, encontrei-me com uma explicação da maneira com que escrevia meus textos, com criatividade e liberdade de expressar meus pensamentos e opiniões pertencentes a mim. 

Assim, planejei o que gostaria de pesquisar sobre o tema escrita criativa, com base em perguntas de minha autoria, porém eu acreditava que o artigo que iria produzir seria mais voltado aos meus pensamentos, mas não é assim. Eu precisei ir em busca de subsídios para a escrita e não tinha tantos estudos sobre o assunto almejado, foi então que fui presenteada com a orientação da professora doutora Clara Dornelles, a qual me apresentou a escrita criativa como ela é e, ainda, como poderia ser e muito mais.

Nesse meio tempo para escrita de meu TCC, eu estava trabalhando em turno integral em uma loja de flores do comércio, o meu tempo destinado às pesquisas era apenas à noite e aos finais de semana. Eu tinha em torno de dois meses para pesquisa e eu bloqueei. Teve um momento que pensei em desistir, em outro, pensei em trocar de tema (o que já não era permitido pela questão de tempo). Foi um período tão tenso, que foi o mesmo em que decidi desafiar a minha própria força de vontade e capacidade de escrever sobre o que eu sempre acreditei que seria o melhor tema de Trabalho de Conclusão e do qual eu precisava para trazer à realidade a profissão que sempre quis.

Foi em pelo menos duas semanas antes da defesa que comecei arduamente as escritas e leituras orientadas pela minha orientadora. Eu fui com coragem e dúvida, mas fui, defendi o que eu acreditei e acredito ser o que é verdade, criatividade é vida e escrever é libertar-se de si e para si. Com a obtenção da aprovação, eu encontrei-me em um caloroso abraço de minha mãe e de minha colega amiga de curso que ficaram juntinhas de mim durante todo o processo, sem contar o carinho e a persistência de minha orientadora, que não desistiu de sua orientanda em nenhum momento, mesmo sabendo que poderia ser impossível obter um artigo apresentável em tão pouco tempo. A palavra é gratidão!

image1

Arquivo pessoal (Registro Pós-defesa de meu TCC)

Tila de Fátima Moraes da Silveira, produtora de conteúdo do Junipampa, é autora do livro Os Dons da Vida, da página Poetiza & Tricota no Instagram e Facebook. Graduada em Licenciatura Letras Português pela Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA de Jaguarão. Natural da cidade de Santa Maria- RS.

Comentários
  1. More about the author
  2. top rated vibrators
  3. tree maintenance lake ridge va
  4. car detailing kansas city
  5. moving labor help

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Junipampa