Força de vontade

texto juni

Por Leopoldina Leite

Escrevo este relato de experiência para compartilhar com vocês como foi e está sendo a minha vida acadêmica ao ingressar na Unipampa (Universidade Federal do Pampa), campus Dom Pedrito, no curso de Tecnólogo em Agronegócio, no ano de 2018.

Quero que vocês saibam que para chegar até aqui, muitas lágrimas rolaram, tive um câncer de ovário e achávamos que a vida acabaria ali, mas lutamos muito e, com a graça de Deus, no dia em que fazia um ano que fui declarada curada, no mês de março de 2018 (após 5 longos anos de revisão rigorosa), recebi a notícia que ingressaria na faculdade. Foi, então, uma felicidade dupla para minha família, que me incentivou a voltar a fazer um curso superior. Até o ano de 2014, quando fiz um curso Técnico de Administração, foram vinte anos sem estudar. A partir daí, foi quando comecei a ter uma outra visão sobre o quanto o conhecimento é importante em nossas vidas, além de me proporcionar uma melhor oportunidade no mercado de trabalho.

No ano de 2017, através da nota do Enem, do processo seletivo Sisu (Sistema de seleção Unificada) e do sistema de cotas (art.14, II,Portaria Normativa nº18/2012 Lei n° 12.711/2012)  consegui uma vaga na faculdade, (após tentar duas vezes sem sucesso nos anos de 2015 e 2016).

Saibam que este ingresso na Unipampa, campus Dom Pedrito, para mim, está sendo uma experiência maravilhosa. Confesso que fiquei com um pouco de medo, se seriam muito difíceis as aulas, mas a cada aula que passa, está aumentando cada vez mais a curiosidade sobre cada tema proposto.

A persistência será um fator muito relevante para concluir esse curso, porque para quem tem uma jornada de trabalho e tem os afazeres domésticos é um pouco mais difícil.

Aquela semana de aula, que iniciou em 12 março de 2018 foi muito produtiva, porque como já tinha uma noção de matemática, apesar de ser um dos meu medos, não foi muito difícil. Também consegui conversar com alguns colegas apesar da timidez. Uma das minhas maiores dificuldades está sendo a adaptação à linguagem acadêmica. Sempre tive dificuldade em interpretar textos e escrever, mas agora estou aprendendo muito com o curso de letramento que foi oferecido pela universidade, pois a professora é muito competente e nos passa tranquilidade.

Aos novos ingressantes, que pensam em entrar em uma vida acadêmica, tenham muita força de vontade e foco no futuro, pois com certeza se tornarão excelentes profissionais e vencedores.

imagem: Pinterest

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *