Exposição multimidiática

WhatsApp Image 2018-08-24 at 12.06.32

Foto: Turma 301

Por Maria Augusta Tellechea Alves

Sem título

Hoje, escrevo para divulgar o trabalho de mestrado da professora Flávia Azambuja, que está fazendo um projeto maravilhoso de leitura crítica e conscientização sobre feminismo com os seus alunos. A turma em questão é o 3º ano, turma 301 da Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido, do município de Bagé. As informações desse texto foram dadas pelos alunos em forma de entrevista, a turma possuía duas alunas representantes Karen Almansa e Angela Lemos, elas falaram sobre como se sentiram bem em ter seus trabalhos divulgados pela primeira vez, que antes elas não tinham um olhar crítico sobre as letras de músicas, por exemplo, que  “passavam batidas”, mas agora conseguem ver pontos negativos e positivos.

O trabalho proposto pela professora e aderido pelos alunos é uma exposição chamada “Exposição Multimidiática: Os direitos de todas as mulheres” com duração de cinco dias, em que os trabalhos expostos serão de autoria e/ou coletados pelos alunos e relacionados ao feminismo. Haverá também palestras com temas atuais e importantes de serem discutidos, que contarão com palestrantes convidadas e terão diferentes abordagens que remetem, é claro, ao feminismo. Além das palestras, o projeto ainda terá uma exposição de fotos escolhidas pelos alunos que, em sua concepção, representam a mulher. Os alunos também coletaram notícias sobre feminicídio e produziram poemas, desenhos e haicais, ou seja, é um evento para os mais variados apreciadores de arte.

A exposição também tem o objetivo de ser o mais inclusiva possível, as fotos da exposição poderão serem descritas ao vivo para quem precisar, haverá cartazes para serem lidos, uma playlist de músicas com legendas, onde também serão mostrados os videoclipes e ainda uma parte interativa para que os visitantes possam fazer criações.

A exposição é gratuita e será aberta à comunidade em geral, tendo lugar na Sociedade recreativa e cultural o Zíngaros, com início no dia 3 de setembro com uma palestra de abertura às 18h. A exposição fica aberta até o dia 7 de setembro a partir das 14h e as atividades indo até às 19h. As palestras serão sempre no mesmo horário, com início às 18 horas de segunda a sexta.

Confira o cronograma de atividades da semana:

Segunda-Feira 3/09: Palestra “Mulheres negras são diferentes?”: O feminismo negro e como a sociedade entende as mulheres negras. Palestrante: Kim Paz

Terça-Feira 4/09: Palestra “Malala, Anne Frank e Frida Kahlo: histórias de devires-mulher”. palestrante: Débora do Couto Pereira

Quarta-Feira 5/09: Apresentação musical.

Quinta-Feira 6/09: Palestra “Maternidade e feminismo”.Palestrante: Fabiane Lazzaris

Sexta-Feira 7/09: Palestra “Maquiagem: padronização e singularidade. Com Letícia Azambuja

WhatsApp Image 2018-08-24 at 12.06.31

 

 

Foto: Karen Almansa e Angela Lemos

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *