Cosme e Damião: a história por trás dos doces

Isadora Paiva Espinosa

cosme e damião

Imagem: http://oracaoumbandista.blogspot.com/2013/09/oracao-sao-cosme-e-sao-damiao.html

Pessoas de todas as classes sociais se reúnem dentro das terreiras para celebrar o dia de Cosme e Damião. Mas poucas pessoas sabem da história dessa falange (agrupamentos de espíritos que possuem a mesma vibração) na Umbanda.

Essa falange é conhecida como Ibejis ou Êres sincretizada pela igreja católica como São Cosme e Damião. Eles foram dois médicos, irmãos gêmeos que viveram na antiga Egeia, atualmente Ayas (Ásia Menor), que não cobravam pelas consultas e curas das enfermidades. Isso resultou em perseguição e tortura sob ordens do prefeito Lísias. Cosme e Damião mantiveram-se firmes em sua causa pelas consultas gratuitas, sendo assim executados no dia 27 de setembro, provavelmente entre 287 e 303 d.C.

Na Umbanda, a festa é celebrada com doces porque essa falange representa e transmite a alegria, trazendo harmonia e felicidade a todos a sua volta.

As cores de velas que os representam são rosa e azul. Oferendas feitas a eles são sempre em praças, pois são os locais em que as crianças brincam. Elas são geralmente compostas por: velas rosas e azuis, chupetas, mamadeiras, balas, guaraná e pirulitos. Sua saudação é Oni Ibejada, salve ou saravá.

 

Oração

 

Cosme e Damião, luzeiros espíritos da corte de Oxalá, amados benfeitores, queridos guias, nós vos imploramos a vossa proteção, força, saúde e resignação para que possamos cumprir com os desígnios de Pai. Dai-nos sempre os fluidos de paz, amor alegria e felicidade que vos são peculiares. Curai nossos males, fortalecendo nossos corpos materiais, proporcionando aos nossos espíritos as satisfações que lhes sejam agradáveis. Protegei-nos e a nossos familiares; protegei também, todas as criancinhas, para que tenham, a cada dia, uma vida melhor, sob o prisma material. Que vossos fluidos sacrossan-tos, recaiam sobre nossas cabeças, é o pedido que humildemente vos fazemos.

Saravá Cosme e Damião! Saravá toda Ibejada!

Que assim seja!
Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cosme_e_Dami%C3%A3o

https://www.raizesespirituais.com.br/sao-cosme-e-damiao/

https://lojaterramystica.wordpress.com/2015/09/22/a-linha-de-criancas-na-umbanda-cosme-e-damiao-ou-eres/

http://luzdivinaespiritual.blogspot.com/2013/09/cosme-e-damiao.html

http://oracaoumbandista.blogspot.com/2013/09/oracao-sao-cosme-e-sao-damiao.html

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *