7 MANEIRAS COMO A MULHER FOI DEMONIZADA

Dienifer Vieira

 

1 – A mulher “trouxe o mal para o mundo”

Desde o início do discurso do cristianismo, a mulher é culpada por trazer o mal para o mundo através da figura de Eva, a primeira “agente” de Lúcifer. Eva traz inúmeros elementos da fraqueza da mulher, da inferioridade em relação ao homem e da mente fraca para a tentação do Diabo e da sua perversidade. 

Adão não cedeu à tentação de comer o fruto proibido, e, sendo assim, Satã foi forçado a procurar sua segunda opção: Eva, que cai na lábia de Lúcifer. Assim, Eva aprende com Lúcifer a arte de seduzir, pervertendo Adão com suas palavras e fazendo-o comer o fruto proibido também.  

Consequências: somos todos pecadores. Enfrentamos a morte física, passamos por tentações, ou seja, todos os sofrimentos e dores só existem no planeta por conta do pecado original que Adão e Eva cometeram. 

A dor do parto, a angústia e a submissão ao homem são castigos divinos por causa da mulher ser a principal responsável pela queda do homem e do fim do paraíso terrestre. Deus permite que a mulher viva, mas ela está eternamente condenada.

Na Bíblia encontramos passagens como:

“E à mulher [Deus] disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.” (Gênesis 3:16, após Eva ter comido o fruto proibido)

“Foi pela mulher que começou o pecado, e é por causa dela que todos morremos.” (Eclesiástico 25:33)

Leonard J. Swidler, professor de pensamento católico e diálogo inter-religioso na Temple University, escreveu em seu livro Women in Judaism: the Status of Women in Formative Judaism (1976):

“Para a mulher Ele deu nove maldições e a morte: o peso do sangue da menstruação e o sangue da virgindade; o peso da gravidez; o peso do parto; o peso de educar crianças; sua cabeça é coberta como no luto; ela fura a orelha como uma escrava permanente, ou escrava que serve ao seu senhor; ela não deve ser tomada por testemunha; e depois de tudo — a morte.” (p. 115).

Sem-título1

Eva dando o fruto proibido ao Adão

Leia mais em: http://junipampa.info/cultura/7-maneiras-como-a-mulher-foi-demonizada-2/#.XdavKNVKjIU

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junipampa