Dia 27: dia de prestigiar o eclipse lunar na Praça da Estação

Este mês de setembro traz algumas notícias para os fãs da Astronomia. Como acontece todos os anos, setembro marca o final do inverno e o início da primavera. No dia 23 de setembro temos o equinócio de primavera. Nesta data, teremos 12h de luz do Sol e mais 12h de noite. Durante o inverno, chegamos a ter dias com até 14h de escuridão e apenas 10h de luz do dia. O contrário acontece no verão. Quando dezembro chegar, teremos até 14h vendo o Sol, enquanto a noite pode ser tão curta que tenhamos apenas 10h de noite. Veja a figura abaixo e lembre que a nossa latitude, em Bagé, é de -31°.

 

eclipse1

Além disso, no equinócio de primavera o Sol nasce exatamente no leste e se põe exatamente no oeste. No restante do ano a história não é bem assim. Durante o inverno, o Sol nasce um pouco mais ao norte e, durante o verão, nasce um pouco mais ao sul. Isto faz com que vejamos o Sol passar mais alto no verão e mais rasante no inverno.

 

eclipse2

Mas o espetáculo de setembro é o Eclipse Lunar que acontece no dia 27. Nesta data, a sombra da Terra será projetada na sombra. Poderemos observar este eclipse iniciando por volta das 22h. Eclipses são eventos razoavelmente corriqueiros, acontecendo algumas vezes por ano. Entretanto, nem sempre é possível vê-los de uma determinada localização. Eclipses lunares são mais fáceis de serem vistos, enquanto eclipses solares são mais difíceis de serem observados.

eclipse3

eclipse4

 

 

Se o céu estiver limpo, venha conosco para a praça da estação, em Bagé, onde estaremos nos organizando para a observação do eclipse e de mais algumas belezas do céu. Veja neste LINK o que há de belo para observarmos no mês de setembro.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junipampa