Astronomia para todos

Olá!

É com muita felicidade que me junto à família Junipampa. Sou professor de Física no Campus Bagé da Unipampa desde 2006, mas foi em 2009 que comecei a trabalhar com Divulgação e Popularização da Ciência. Aqui, nesta coluna quinzenal (espero ter fôlego para isto), vamos falar um pouco mais de ciência, em especial, sobre a Astronomia.

Comecei a trabalhar com Astronomia em 1996, ainda como estudante de graduação, quando recebi uma bolsa de iniciação científica, na UFRGS. Na época eu era aluno do curso de Bacharelado em Física. Estes estudos se prolongaram no Mestrado, Doutorado (ambos na UFRGS) e, ainda, dois Pós-Doutorados (no INPE, em São José dos Campos e no Observatório de Nice, na França). Mas o que envolve a Astronomia? Meu trabalho estava muito ligado a um tipo de estrela, as Estrelas de Nêutrons. Também estava ligado à estrutura do Universo e sua evolução.

O que você deve encontrar nesta coluna (aceito sugestões)? Planetas extrassolares, Big Bang, Constelações, Telescópios… enfim, de tudo um pouco. Vamos falar sobre:

1) Eventos astronômicos: Neste mês de março, quem olhar para o céu ao final da tarde deverá encontrar Vênus seguindo o por do Sol. Vênus é conhecido como a Estrela D’Alva. Ao olhar para o céu você pode se enganar achando que é uma estrela muito brilhante. Logo após o escurecer do céu você vai encontrar, dirigindo seu olhar mais para os lados do nascente, outro planeta que aparece como um ponto muito brilhante. Este é Júpiter. O mês de março marca o fim do verão e o início do outono, no dia 20, quando ocorre o Equinócio de Outono. Quer saber mais sobre as Estações do Ano?

2) Notícias sobre o planetário: Devem iniciar, em breve, as obras para a construção do Planetário da Unipampa, no Campus Bagé. Este projeto está sendo financiado pelo CNPq, com o apoio da Unipampa. A obra deve ser finalizada ainda neste ano. Quer ter uma ideia sobre como será nosso planetário? Veja AQUI. Enquanto aguardamos esta obra, o planetário inflável segue trabalhando, visitamos Itaqui neste último dia 15 de março, onde instalamos nosso equipamento no magnífico Teatro Prezewodowski. Também estamos com a agenda aberta para as escolas marcarem suas visitas (Acesse o site: http://porteiras.s.unipampa.edu.br/planetario/). Este ano contamos, além das sessões tradicionais, com sessões musicais e também nas línguas inglesa e espanhola, falando um pouquinho sobre o Céu e a Conquista do Espaço.

Teatro Prezewodowski. Itaqui - RS. Planetário

3) Curiosidades: Neste ano estaremos celebrando o Ano Internacional da Luz. Alguns eventos deverão ocorrer em celebração a isto. Em Astronomia, a luz é a informação que obtemos dos astros. Através dela podemos saber sua distância, sua composição e muito mais. A luz também atrapalha. O avanço das grandes cidades e o mau uso da iluminação acaba interferindo na escuridão do céu. Hoje já é quase impossível identificar a Via-Láctea dentro de grandes cidades.

Gostaria de saber mais sobre algum tema específico? Envie seu pedido para astronomia.bage@gmail.com.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junipampa